Skip to content

Benvindo

Este é o site da Instituição Casa do Povo de Alvito. Queira por favor usar os meios á sua disposição para entrar em contacto connosco.

Novos Sócios

Abertas as Inscrições para Sócios.
Faça o download do ficheiro abaixo e entregue na Secretaria.

Entre em contacto connosco

 cpalvito@hotmail.com
969527655
 Alvito S. Pedro, Barcelos
253 880 639 geral@casadopovodealvito.org Serviços Administrativos das 09:00 às 19:00

Ser Criança em Creche e Jardim de Infância

Ser criança…é gostar de brincar, arriscar, inventar, aventurar-se. Gostar de descobrir por si mesma o mundo, ver com “olhos curiosos” tudo à sua volta; descobrir como se comportam os materiais – como a plasticina se pode espremer e apertar tão bem…e a água, que se pode ver e sentir, mas não se pode segurar…
Ser criança é querer explorar, perceber, querer liberdade para criar mundos em miniaturas que só a ela pertence.
Relativamente ao desenvolvimento da criança mostra -se essencial que os educadores (pais, educadores de infância e auxiliares de acção educativa e demais família) estejam atentos a todos os pormenores, para que possa existir uma eficiente prevenção/actuação em caso de situações especiais, assim como ansiedade, depressão, enurese, problemas comportamentais, hiperactividade, abusos, que, infelizmente, são uma realidade na sociedade actual.
A educação e desenvolvimento da criança em creche e jardim-de-infância têm efeitos positivos na mesma a vários níveis, designadamente, físico, cognitivo, social e emocional.
O estabelecimento de uma rotina diária tem como fim estimular o desenvolvimento positivo das crianças através de actividades com objectivos bem definidos.
Por exemplo: um desenho permite estimular a coordenação motora-visual; uma canção ajuda a memorização e o desenvolvimento da fala; os jogos proporcionam a socialização e o desenvolvimento cognitivo e físico; ouvir uma história ou o simples brincar com os colegas/ educadoras e auxiliares permite estimular a imaginação e também a aquisição de valores. As restantes actividades do dia-a-dia (almoçar, dormir, lanchar, ir à casa de banho) também são muito importantes pois proporcionam a aquisição de regras promovendo ainda a sua autonomia.
A nós (educadores) cabe-nos a tarefa de proporcionar-lhes segurança, a qual é fundamental para que estas possam lançar-se num mundo, do qual trarão não só nódoas negras e arranhões, mas também os seus triunfos e vitórias, assim como as novas descobertas.
Por fim, resta-nos esperar, abrir os braços, sor- rir e com amor pegar-lhes de cada vez que elas voltarem para recarregar as “baterias” para a próxima aventura na vida…

A Casa do Povo de Alvito procura dar uma resposta aos problemas sociais acentuados com a grave crise económica que afeta as famílias.
Apostamos muito forte na qualidade dos serviços prestados quer sejam eles educativos, sociais ou culturais.
Existimos para o servir.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top