Skip to content

Benvindo

Este é o site da Instituição Casa do Povo de Alvito. Queira por favor usar os meios á sua disposição para entrar em contacto connosco.

Novos Sócios

Abertas as Inscrições para Sócios.
Faça o download do ficheiro abaixo e entregue na Secretaria.

Entre em contacto connosco

 cpalvito@hotmail.com
969527655
 Alvito S. Pedro, Barcelos
253 880 639 geral@casadopovodealvito.org Serviços Administrativos das 09:00 às 19:00

Responsabilidade Social na Casa do Povo de Alvito

A Casa do Povo de Alvito como IPSS pauta  a  sua  atuação sistemática  pelo  princípio  da responsabilidade social, promovendo o desenvolvimento económico e social sustentado nomeadamente:

  • Dinamização de ações proativas que contribuam de uma forma responsável para o incremento da qualidade de vida na sua área dei intervenção e a nível geral;
  • O desenvolvimento de um compromisso de responsabilidade social com os organismos e entidades envolventes da sociedade civil,diligenciando no sentido de sensibilizá-los bem como cativá-los para uma mobilização empenhada na construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais inclusiva.

Nós acreditamos que as pessoas e as Empresas/Instituições devem-se comportar de forma ética e com sensibilidade para as questões sociais. A Casa do Povo como Instituição de cariz social esforça-se por ajudar pessoas carenciadas e outras Organizações sempre com o mesmo propósito. O foco não está só na parte Social, mas também cultural, económica e ambiental com uma contribuição positiva para os objectivos propostos.

Projetos nos quais a Casa do Povo de Alvito participou e organizou

Dia Nacional do Pijama

A Casa do Povo de Alvito participou pelo segundo ano consecutivo na Campanha do Dia Nacional do Pijama.

O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

No ano de 2013 angariamos 500,00€ que foram entregues á Mundos de Vida, Instituição que é responsável por acolher crianças a aguardar por família.

As nossas crianças participaram no Concurso da Mundos de Vida onde poderiam ganhar uma visita aos estúdios da TVI. Confira o vídeo.

Caminhada Solidária

Tudo em nome de uma grande causa: “Uma criança tem direito a crescer numa família”.

A Maior CAMINHADA DO PIJAMA do Mundo é uma iniciativa organizada pela associação Mundos de Vida em parceria com as Câmaras Municipais dos concelhos envolvidos. O evento conta ainda com os patrocínios da EDP Gás e da Vitalis, para além da colaboração das rádios e jornais locais dos concelhos envolvidos

O traje oficial das caminhadas é o pijama, numa lógica de que “momentos pijama são momentos em família”.

Recolha de Bens para os mais necessitados

É certo que em tempos de crise, este é um tema que ganha ainda mais ênfase no dia-a-dia, mercê da crescente quantidade de famílias a recorrer a instituições de solidariedade social a pedir auxílio. Não obstante disso, muitas instituições de apoio aos sem abrigo ou a crianças desfavorecidas ou doentes reclamam muitas vezes que toda a ajuda é pouca.

Bens alimentares (leite, conservas açúcar, óleo, azeite, massas, arroz, bolachas, cereais, farinha láctea) e produtos de higiene pessoal estão no topo das necessidades, visando reforçar as disponibilidades do Espaço Social que canaliza apoios para as famílias mais necessitadas.

Cantina Social da Casa do Povo de Alvito

A Casa do Povo de Alvito sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social tem vindo a preocupar-se cada vez mais com os problemas da comunidade. Atualmente, o desemprego nas famílias tem despoltado miséria e até fome em alguns agregados familiares. E sendo assim, a missão da Casa do Povo de Alvito é proporcionar e apoiar aqueles que mais precisam.

Neste sentido, no âmbito do Programa de Emergência Social a Casa do Povo de Alvito poderá colmatar algumas das necessidades da comunidade através do fornecimento de refeições. A Instituição celebrou com o Centro Distrital da Segurança Social de Braga um acordo de cooperação para o desenvolvimento desta resposta social, comprometendo-se a servir 65 refeições por dia.

A Casa do Povo de Alvito iniciou mais uma resposta social que vai de encontro às necessidades sentidas no seio da comunidade.

Em regra as refeições serão disponibilizadas, preferencialmente, para consumo no domicílio. Sendo os principais beneficiários os indivíduos economicamente desfavorecidos, que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Situação já sob apoio social, desde que o apoio atribuído não seja no âmbito alimentar;
  • Famílias, nomeadamente as monoparentais, com baixos salários, despesas fixas, com filhos a cargo e encargos habitacionais fixos;
  • Pessoas com deficiência ou com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho;
  • Indivíduos com reformas, pensões ou outros subsídios sociais baixos, desde que não reúnam condições para ingressar nas nossas respostas sociais de apoio à terceira idade;
  • Situações de emergência temporária, tais como incêndio, despejo ou doenças, entre outras.
Não podem beneficiar da Cantina Social, as pessoas e/ou famílias:

  • Que sendo já cliente da Instituição beneficie de alimentação e/ou refeições por via de frequência de qualquer outra resposta social em que se encontre inscrito;
  • Que sejam já apoiados por qualquer outra via ao nível da alimentação.

A Cantina Social tem capacidade para 65 beneficiários e funciona de 2ª a 6ª feira das 12h00-14h00.

Back To Top