Skip to content

Benvindo

Este é o site da Instituição Casa do Povo de Alvito. Queira por favor usar os meios á sua disposição para entrar em contacto connosco.

Novos Sócios

Abertas as Inscrições para Sócios.
Faça o download do ficheiro abaixo e entregue na Secretaria.

Entre em contacto connosco

 cpalvito@hotmail.com
969527655
 Alvito S. Pedro, Barcelos
253 880 639 geral@casadopovodealvito.org Serviços Administrativos das 09:00 às 19:00

Quem Somos

A Casa do Povo de Alvito foi criada a 15 de abril de 1944 e desde cedo os seus sócios empenharam-se em dinamizá-la. A sua primeira aspiração, mobilizadora ao longo de vários anos, foi a aquisição de uma sede própria. Para tal, começou a laborar no Lugar do Rio do Porto, mais tarde, procurando melhorar os seus serviços, mudou, a sua sede, para o lugar do Fontão.

O Sr. Manuel Pinheiro Miranda, ao ser eleito Presidente da Direção da Casa do Povo de Alvito, em 1970, não se conformou com as condições de funcionamento, fruto das limitações impostas pela falta de instalações, e ofereceu um lote de terreno para nele ser implantada a Nova Sede.

Fazendo várias diligencias pessoais permitiu que se iniciasse a construção com as ajudas do Centro Regional de Segurança Social, da Câmara Municipal, do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto. Paralelamente, obtêm apoio financeiro pela Junta Central das Casas do Povo.

Em 27 de junho de 1987, os sócios viveram a concretização desse seu sonho com a inauguração de um edifício novo e funcional que na altura, muito contribuiu para a nova face da Casa do Povo, nomeadamente através da difusão da cultura mas, sobretudo, para o funcionamento das actividades de tempos livres, setor relevante no funcionamento da Instituição.

Então surge um novo sonho, o de construir um edifício de raiz que permitisse abarcar as atuais valências de Creche, Pré- Escolar, Atividades de Tempos Livres, Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário e assim assegurar a prestação de serviços fundamentais à comunidade.

Um novo ciclo de reuniões no Centro Regional de Segurança Social deram origem à aprovação do projeto de construção da Creche e Centro de Dia, e à aspiração do Pré- escolar, do Lar e do Apoio no Domicílio.

A 19 de abril de 1997, O Dr. Fernando Reis, lança a 1ª Pedra de edificação daCreche e do Centro de Dia, que deu início à 1ª fase do projeto da Casa do Povo de Alvito.

Noutro ciclo intenso de reuniões, o Presidente da Direção, Sr. Manuel Pinheiro Miranda, consegue a aprovação e o apoio do Centro Regional de Segurança Social, e obtêm apoios concedidos no âmbito do PIDDAC que permitiram abrir concurso, dando início, desta forma, à 2ª fase do Projeto.

As novas instalações da Casa do Povo de Alvito, onde passam a funcionar as valências de Creche, Pré-Escolar, A.T.L., Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, são inauguradas a 29 de abril de 2001.

A 05 de abril de 2002, inicia-se o processo de implementação do sistema de gestão da qualidade, pelas normas NP EN ISO 9001:2008.

A 07 e 08 de outubro de 2003, é efetuada auditoria de certificação, pelo BVQI, segundo a norma ISO 9001:2008, do Sistema de Gestão da Qualidade. A 14 de novembro, do mesmo ano, é emitido o certificado oficial, que atribui à Casa do Povo de Alvito o estatuto de primeira IPSS nacional certificada no âmbito:“Serviços de Lar, Centro de Dia, Apoio ao Domicílio na valência Idosa e de Creche, Pré-Escolar e CATL na valência Infantil”

Diferenciando-se das outras instituições, a Casa do Povo de Alvito, que até então tinha como lema “ Uma Casa ao Serviço do Povo””, passou a ser “Uma Casa de Qualidade ao Serviço do Povo” o que reflete a preocupação da instituição em adotar os melhores padrões de qualidade, proporcionando segurança, comodidade e economia aos utentes.

Back To Top